Química na Saúde
 

Química na Saúde

Autores: Lídia Moreira Lima, Carlos Alberto Manssour Fraga, Eliezer J. Barreiro

Coleção Química no cotidiano, v. 6

 

APRESENTAÇÃO

O livro "Química e Saúde" é de fácil compreensão e leitura agradável. Escrito em linguagem simples, direta e didática, será útil para estudantes e professores do Ensino Médio, por levar para a sala de aula um livro que trata a ciência de uma maneira muito atraente para os leitores. Com estrutura sequencial lógica, o livro aborda o tema saúde através da química, desde a fecundação do óvulo pelo espermatozoide aos fármacos de última geração usados no tratamento de doenças e, em muito, responsáveis pelo aumento da longevidade de homens e mulheres.

Bem elaborado e muito bem ilustrado, "Química e Saúde" é uma viagem pelo mundo das moléculas. Os autores mostram que com apenas quatro moléculas, como blocos de construção, os desoxirribonucleotídeos adenina, timina, citosina e guanina, simbolizados pelas letras A, T, C e G, que se agrupam em pares em bilhões de degraus de uma escada em espiral, são formados os DNAs que diferem de indivíduo para indivíduo, o que nos torna únicos no planeta. O DNA é alfabeto genético da vida.

Ansiedade e prazer são sensações complexas que também podem ser analisadas pela ótica das fórmulas químicas. Uma das razões que faz o chocolate ser tão consumido por crianças e adultos é que ele aumenta a produção no cérebro do neurotransmissor serotonina, que está associado àsensação de prazer. O mesmo pode ser dito das endorfinas, neuropeptídeos produzidos no cérebro em resposta a atividades físicas.

Daí os atletas estarem quase sempre bem dispostos e alegres durante as competições esportivas.

Ao lerem o livro, os leitores saberão o que são moléculas salva-vidas e por que farmacêuticos e químicos têm que estudar tanto para se dedicarem à descoberta de novos fármacos.

Parabéns aos autores que, ao se dedicarem à elaboração do livro "Química e Saúde", contribuem com seu conhecimento científico para a formação de estudantes e professores do Ensino Médio no Brasil. Que o exemplo de Lídia, Manssour e Eliezer seja seguido por outros pesquisadores brasileiros. Ao fazerem isto estão colocando a ciência em prol da educação.

De todo bom cientista se exige uma redação limpa e livre de jargões. Fazer se entender com simplicidade é uma arte e demonstração de conhecimento sólido. Os autores, com o livro "Química e Saúde", atingiram seus objetivos.

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

- Ficha catalográfica

Química na Saúde


Livro disponível on line

DETALHES DO LIVRO

Editora: Edit-SBQ
Edição: 1
Ano: 2010
Assunto: 1. Química. 2. Saúde.
Idioma: Português
País de Produção: Brasil
Nº de Páginas: 68

  ISBN: 978-85-64099-07-4
Encadernação: BROCHURA
Altura: 0,30 cm
Largura: 17 cm
Comprimento: 21 cm
Peso: 100 g