A  Química  Perto  de  Você:  Experimentos  de  Química  Orgânica
 

A Química Perto de Você: Experimentos de Química Orgânica

Autores: Angelo C. Pinto e Bárbara Vasconcellos da Silva

 

SINOPSE

O Livro "Experimentos de Química Orgânica" reúne várias publicações feitas por estudantes de mestrado, doutorado e, principalmente, de iniciação científica. É o resultado de trabalhos desenvolvidos, ao longo dos últimos 10 anos, no Laboratório de Química de Produtos Naturais e Transformações Químicas do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. São experimentos simples que podem ser realizados por estudantes dos cursos de Química, Farmácia e Engenharia Química, já no primeiro ano da graduação, e estudantes avançados de cursos técnicos em Química.

Os reagentes químicos usados nos experimentos são de fácil acesso e, em sua maioria, desde que manipulados com as devidas precauções em capelas com exaustão, sob a supervisão de professores, não conferem risco à saúde dos estudantes. Os cuidados maiores devem ser tomados durante as reações de bromação da para-nitroanilina e da isatina, devido ao uso de bromo. A manipulação deste halogênio de cor vermelha e volátil exige a máxima precaução, porque além dele ser altamente tóxico e irritante, a inalação ou o contato com a pele pode causar sérias lesões respiratórias e inflamações graves. A opção por manter essas reações no livro foi consciente, levou em consideração os seus riscos, porque é prerrogativa profissional dos químicos, farmacêuticos e engenheiros químicos a manipulação de reagentes. A manipulação de reagentes químicos, ainda que perigosos, faz parte da formação dos estudantes de Química, Farmácia e Engenharia Química. O livro é inovador na medida em que todos os experimentos são originais, não se limita a copiar ou adaptar experimentos de outros livros. Eles são fruto de trabalhos feitos por estudantes de graduação e de pós-graduação, sob a supervisão de um de seus autores.

Os autores esperam, com este livro, oferecer aos professores universitários responsáveis por disciplinas experimentais de química orgânica mais opções para suas aulas práticas. Críticas e sugestões serão bem-vindas.

Ao terminar esta apresentação, os autores lembram a todos aqueles que forem reproduzir os experimentos descritos no livro, que os resíduos formados ao final de cada aula devem ser tratados, antes de serem descartados em recipientes adequados, em obediência às normas de segurança que regem o descarte de resíduos químicos.

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Projeto Comemorativo do Ano Internacional da Química-2011 (AIQ-2011), coordenado pela Diretoria e Conselho da Sociedade Brasileira de Química

- Ficha catalográfica

A  Química  Perto  de  Você:  Experimentos  de  Química  Orgânica


Livro disponível on line

DETALHES DO LIVRO

Editora: Edit-SBQ
Edição: 1
Ano: 2012
Assunto: 1. Experiências. 2. Prática de ensino.
Idioma: Português
País de Produção: Brasil
Nº de Páginas: 128

  ISBN: 978-85-64099-09-8
Encadernação: BROCHURA
Altura: 1 cm
Largura: 17 cm
Comprimento: 21 cm
Peso: 190 g