Prática  baseada  no  Design:  o  planejamento  didático  como 
orientador da ação docente reflexiva no ensino de ciências
 

Prática baseada no Design: o planejamento didático como orientador da ação docente reflexiva no ensino de ciências

Autor: Márlon Pessanha

 

APRESENTAÇÃO

Este livro apresenta um modelo de planejamento didático, a prática baseada no design, que está centrado na elaboração de sequências didáticas e fundamentado em diferentes contribuições da literatura acadêmica em educação e em educação em ciências. Em seus primeiros capítulos, o autor busca situar as discussões sobre planejamento didático na área de pesquisa em educação em ciências, de modo a melhor enquadrar a proposta do modelo. Posteriormente, são apresentados e aprofundados os conceitos basilares do modelo, tais como losango didático, princípios de design e estrutura didática, além de trazer uma breve e importante discussão sobre a avaliação da aprendizagem e a validação de aspectos de pesquisa. Consiste, portanto, em uma obra que tende a contribuir para uma reflexão sobre o planejamento do ensino e para fundamentar teórico e metodologicamente a investigação sobre o ensino de ciências baseada no design.

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

- Ficha catalográfica

Prática  baseada  no  Design:  o  planejamento  didático  como 
orientador da ação docente reflexiva no ensino de ciências


Livro disponível on line

 

DETALHES DO LIVRO

Editora: Edit-SBQ
Edição: 1
Ano: 2023
Assunto: 1. Prática baseada no design. 2. Planejamento didático. 3. Ensino de ciências. 4. Sequência didática. I. Título
Idioma: Português
Nº de Páginas: PDF (220 p.): il. color.

  ISBN: 978-85-64099-39-5 (e-book)